Skip to content

Gráficos para seu Tiny URL.

Boa tarde,

Ontem adicionei controle de estatísticas no Tiny URL, criei 2 tabelas para isso. Porém para consultar você precisava acessar o banco de dados manualmente. Resolvi fazer algo mais decente e criar uns gráficos de acessos dos últimos 30 dias. Pensei em utilizar a Chart API do Google mas ai me lembrei dos gráficos que eram gerados pelo WordPress Stats, dando uma olhada nele descobri o Open Flash Chart. Achei ele mais bonito e com as mesmas funcionalidades do Chart do Google. Então decidi implementar o gráfico com ele.

As novas funções implementadas foram:
getAccess($id) - Tem por função retornar um Array associativo com os números de acessos por data e o total de acessos.
formatData($data) - Recebe os acessos do getAccess e transforma em um array numérico. (Formato necessário para o chart ser gerado)
criarLabels() - Cria os labels para exibição na parte inferior do gráfico.

Para acessar as informações ainda não fiz uma página com a listagem dos domínios, você deve acessar manualmente o endereço http://www.seusite.com/diretorio/chart.php?id=ID onde ID é o UID da tabela URLS. Assim você obterá um gráfico de acessos ao domínio do UID nos últimos 30 dias.

Exemplo de exibição:


Tiny URL, com estatísticas e exibição em gráfico

Como criar seu próprio tiny url
Estatísticas no seu Tiny URL

Espero que seja util para você,
Matheus

PS2: Para seu Tiny URL funcionar, você deve adicionar algumas regras de Rewriting. Você pode ver elas em Criar um sistema próprio de Tiny-URL

Published inMySQLphp

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.